contactos. cirurgia vascular
cirurgiavascular(at)darunspontos.com
patricia.nunes(at)darunspontos.com
:: início | Cirurgia Vascular | Doenças Vasculares | PATOLOGIA VENOSA / VARIZES

| Patologia Venosa / Varizes - Tratamento por Radiofrequência | VARIZES: MUITO MAIS QUE UMA QUESTÃO ESTÉTICA.
A insuficiência venosa crónica dos membros inferiores, é a doença vascular mais frequente e representa um importante problema de saúde pública. Afecta cerca de 40% das mulheres e 25% dos homens. Os principais factores de risco que condicionam o seu desenvolvimento incluem a hereditariedade, sexo, idade e número de gestações. O ortostatismo prolongado, a obesidade, os tratamentos hormonais e os traumatismos podem contribuir para o seu agravamento. A insuficiência da veia safena interna é a causa mais frequente desta entidade clínica; os sintomas mais comuns incluem dor, sensação de peso, edema, alteração da coloração da pele e ulceração. O tratamento clássico desta condição clínica consiste na laqueação da junção safeno-femoral, seguida da excisão por stripping do tronco da veia safena interna e de flebectomias electivas.

Os avanços recentes no tratamento minimamente invasivo das varizes, conduziu ao desenvolvimento de um cateter com um eléctrodo que permite a libertação de energia de radiofrequência directamente na parede da veia, levando à sua ablação (RFA ou radiofrequency ablation). Esta técnica, que tem ganho grande aceitação na prática clínica, teve o seu início na Europa em 1998 e nos Estados Unidos em 1999. Desde então foram realizados mais de 600.000 procedimentos em todo o mundo. A sua segurança e eficácia estão bem documentadas em mais de 60 artigos publicados na literatura, incluindo estudos randomizados, comparando-a e demonstrando as suas vantagens relativamente ao tradicional stripping e mesmo com a cirurgia por laser.

Pelo seu carácter minimamente invasivo, o procedimento é realizado sob anestesia local e melhor tolerado no pós-operatório. Causa menos dor e equimoses e menos complicações como parestesias, hiperpigmentação ou flebites, apresentando ainda um resultado estético muito superior à cirurgia clássica por stripping ou mesmo por laser. Os doentes apresentam assim uma recuperação para as suas actividades de vida diária e profissional mais precoce. A cirurgia de varizes por radiofrequência é assim um procedimento seguro e eficaz no tratamento da insuficiência das veias safenas.


Varizes tratadas por rádio frequência


1- Introdução do catéter na variz
2- Aplicação da energia de radiofrequência
3- Colapso imediato da variz

copyright @ darunspontos - serviços médicos, lda. 2011.