contactos. ginecologia / obstetrícia
ginecologia.obstetricia(at)darunspontos.com
:: início | Ginecologia / Obstetrícia | CIRURGIAS REALIZADAS

LAPAROSCOPIA
A laparoscopia consiste numa técnica cirúrgica que é executada através de pequenas incisões na pele do abdómen e, por isso, utiliza instrumentos adaptados de pequenas dimensões. É introduzido através de uma dessas incisões um sistema óptico semelhante a um telescópio, com luz e câmara incorporados, que permite visualizar o campo operatório num monitor vídeo externo. Para facilitar os gestos operatórios é necessário realizar uma distensão do abdómen, que normalmente é feita com dióxido de carbono.
Praticamente todas as cirurgias por doença benigna do foro ginecológico podem ser efectuadas por laparoscopia.
As vantagens da laparoscopia são múltiplas e relacionam-se com: melhor resultado estético, pós-operatório menos doloroso, curto internamento, menor uso de fármacos, retorno mais rápido à vida normal, menor número de aderências, melhor preservação da fertilidade.

HISTERESCOPIA
A histeroscopia é um procedimento que permite visualizar o interior do útero utilizando um sistema óptico designado histeroscópio, que atravessa a vagina e o colo do útero. É considerada a técnica de diagnóstico mais fiável para as doenças da cavidade uterina, permitindo ainda tratar sob vizualização directa qualquer anomalia que envolva este ambiente interno (remoção de pólipos, miomas sub mucosos, septos). Para além destas tem ainda outras indicações, por exemplo, a remoção de dispositivos retidos, ou a colocação de implantes nas trompas para contracepção defininitiva.

copyright @ darunspontos - serviços médicos, lda. 2011.